Pular para o conteúdo principal

Segure o seu Rex! - Melânia Costa

Ouvi a frase, “Segure o seu Rex!”, de um executivo durante um programa de comunicação organizacional que ministrei há alguns anos.  “Segura o seu Rex” virou um bordão repetido por todos durante o curso. Amei e, desde então, uso como metáfora.

Rex, segundo ele, é um cachorro bonito, enorme e bastante imprevisível. Ora lambe as visitas numa alegria exagerada, ora rosna ameaçador, sem nenhuma razão aparente. A grande questão é: Todos temos nosso “Rex”.

Imprevisíveis, destemperados, exagerados, são alguns rótulos que nos damos e recebemos dos outros. Quando menos esperamos, “ups!” vamos nós de novo. Queríamos tanto segurar a nossa onda, “segurar o nosso Rex”, para aproveitar convivências, cenários e oportunidades.

Ora, é possível mudar.  E toda mudança passa pelo autoconhecimento.
1. Podemos começar por reconhecer nosso “Rex” e acolhê-lo como parte de nós.
2. Talvez, talvez, talvez, possamos também começar a identificar em que momentos acontece, quais as sensações físicas ali presentes, quais os sentimentos, pensamentos, comportamentos que se repetem em suas aparições.
3. Talvez possamos recordar quando nos sentimos assim pela primeira vez. 

Isso! Caminhar em direção ao autoconhecimento, à ampliação de consciência e, por fim, à autogestão. Trazendo à luz sensações, emoções e reações, quem sabe nosso “
Rex” não precise mais de tanto estardalhaço para se fazer percebido e se manifeste de uma forma mais confortável.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Romanceiro de Inconfidência: 12 trechos por Bianca Peter

Fala inicial Ó meio-dia confuso, ó vinte-e-um de abril sinistro, que intrigas de ouro e de sonho houve em tua formação? Quem ordena, julga e pune? Quem é culpado e inocente? Na mesma cova do tempo cai o castigo e o perdão. Morre a tinta das sentenças e o sangue dos enforcados… – liras, espadas e cruzes pura cinza agora são. Na mesma cova, as palavras, o secreto pensamento, as coroas e os machados, mentira e verdade estão. Cenário O passado não abre a sua porta e não pode entender a nossa pena. Mas, nos campos sem fim que o sonho corta, vejo uma forma no ar subir serena: vaga forma, do tempo desprendida. É a mão do Alferes, que de longe acena. Eloqüência da simples despedida: “Adeus! que trabalhar vou para todos!…” (Esse adeus estremece a minha vida.) Do ouro incansável Por ódio, cobiça, inveja, vai sendo o inferno traçado. Os reis querem seus tributos, – mas não se encontram vassalos. Mil bateias vão rodando, mil bateias sem cansaço. Mil galerias desabam; mil homens ficam sepultos; mil

Como Enfrentar Uma Crise - Rick Warren

Existe uma história engraçada sobre uma mulher que ganhou uma enorme fortuna na loteria.  Depois de receber a boa notícia, ela ligou para casa e falou com o seu namorado residente, dizendo-lhe:  “Acabei de ganhar na loteria! Pode começar a fazer as malas!”  Seu namorado respondeu:  “Isso é fantástico!  Devo fazer as malas com roupas para clima frio ou quente?”  Ela respondeu, sem nenhuma emoção:  “Tanto faz, contanto que você já esteja longe quando eu voltar para casa!”  O homem entrou em crise!  E é assim que muitas crises acontecem – de forma totalmente inesperada, encontrando-nos completamente despreparados para lidar com elas.  Gostemos ou não, crises inesperadas fazem parte da vida.  Neste exato momento você se encontra em uma destas três fases:  Ou você acabou de sair de uma crise, ou a está vivendo agora ou ainda está indo de encontro a uma delas.  Existe uma história fascinante sobre o naufrágio de um navio no Novo Testamento da Bíblia (Atos 27), da qual podemos extra

Afinal, qual é a sua?

Você não responderá satisfatoriamente esta pergunta - "Afinal, qual é a sua?" - enquanto não tiver claro o seu desígnio.  Seu desígnio, seu destino: aquilo para o qual você foi designado, algo que tem tudo a ver com missão e propósito.   Ou seja: é vital identificar aquele algo único que fará de você surpreendentemente eficaz e, ao mesmo tempo, confortável, permanentemente energizado, acumulando resultados extraordinários e inspirando pessoas. Você não decide seu desígnio; você o descobre! O que o atrai? o que desperta sua energia? o que compadece você: por quem ou por que você chora? em qual o lugar sua ação faz sentido? Reserve tempo para essa reflexão. Quanto tempo perdemos como formigas: incansáveis, mas sem rumo. Quanta energia gasta. Quanto caminho que dá em nada. Quanto a mim, tenho meditado sobre isso cotidianamente e criei o hábito de pedir a Deus sabedoria, pois sei que Ele a concederá liberalmente.