Pular para o conteúdo principal

Contatos profissionais: networking. Como evitar erros

Veja como evitar 6 erros comuns na hora de fazer networking

Profissionais devem utilizar a internet para começar o networking.
Não pedir ajuda e não manter contato estão entre os principais erros.

Pâmela KometaniDo G1, em São Paulo
usar redes sociais no trabalho (Foto: Alfredo Morgante/EPTV)Profissional deve fazer networking pela internet
(Foto: Alfredo Morgante/EPTV)
O networking é uma das principais ferramentas para saber o que está acontecendo do mercado de trabalho. Os profissionais podem utilizá-lo para procurar um novo emprego e também para manter contato com antigos colegas.
Mas para conseguir os resultados desejados, o profissional deve saber como utilizar o networking. Ele não pode apenas pedir emprego para um colega conhecido, ele deve estabelecer uma relação para depois pedir ajuda.
O Glassdoor, site de carreiras norte-americano, listou os 6 erros mais comuns no networking e mostrou como os profissionais podem fugir deles. Veja abaixo:
1) Não pedir ajuda
Muitos profissionais caem na armadilha de pensar que não precisam de ajuda durante sua procura por um novo emprego. Mas durante essa busca qualquer dica ou conselho pode ajudar.
Quem está tentando uma oportunidade em uma empresa específica ou quer ter seu nome reconhecido em toda a indústria não deve hesitar na hora de pedir ajuda para entrar em contato com as pessoas certas. Isso ajuda o profissional a se conectar com mais profissionais que poderão ajudá-lo no futuro.
2) Não manter contato com outros profissionais
Ficar em contato com a rede de networking é muito importante para um reposicionamento no mercado de trabalho. Manter este tipo de contato é demorado e exige dedicação, mas vale a pena pelos resultados que podem se obtidos no futuro.
O profissional pode falar com os colegas uma vez por mês por meio de e-mail, telefone e até mesmo pelas redes sociais. Além de manter o contato também é importante informar o atual status profissional.
3) Não fazer networking on-line
A internet já é uma das ferramentas mais utilizadas para procurar emprego, portanto o profissional também pode fazer networking pela web. Ter um perfil profissional na internet e manter contato com colegas são medidas importantes para o networking.
A maioria dos recrutadores possui um perfil profissional na web e o utiliza para buscar profissionais para as mais diversas oportunidades.
4) Não conhecer profissionais pessoalmente
O networking on-line é uma ótima forma de procurar um novo emprego, mas o profissional não deve esquecer da importância de encontrar as pessoas pessoalmente.
Depois de fazer um contato on-line e trocar algumas ideias, o profissional pode encontrar o recrutador para uma conversa. Quem não tiver disponibilidade para se reunir com outras pessoas, pode tentar agendar entrevistas por telefone ou reuniões por videoconferência.
5) Não agradecer pela ajuda
Quem ajuda merece pelo menos um 'obrigado' como agradecimento, mas muitos profissionais ainda esquecem desse gesto.
Um bilhete, um e-mail ou um contato pelo telefone servem como agradecimento. Isso ajuda a manter um bom relacionamento com a rede de contatos e também para mostrar como o profissional tem cuidado e aprecia a ajuda de sua rede.
6) Não ajudar os outros
O networking não é uma via de mão única, o profissional que pede ajuda também deve ajudar.  Se um amigo conseguiu uma entrevista de emprego, por exemplo, o profissional deve devolver o favor. Ele pode dar conselhos sobre a carreira ou ajudá-lo a conseguir uma promoção.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Romanceiro de Inconfidência: 12 trechos por Bianca Peter

Fala inicial Ó meio-dia confuso, ó vinte-e-um de abril sinistro, que intrigas de ouro e de sonho houve em tua formação? Quem ordena, julga e pune? Quem é culpado e inocente? Na mesma cova do tempo cai o castigo e o perdão. Morre a tinta das sentenças e o sangue dos enforcados… – liras, espadas e cruzes pura cinza agora são. Na mesma cova, as palavras, o secreto pensamento, as coroas e os machados, mentira e verdade estão. Cenário O passado não abre a sua porta e não pode entender a nossa pena. Mas, nos campos sem fim que o sonho corta, vejo uma forma no ar subir serena: vaga forma, do tempo desprendida. É a mão do Alferes, que de longe acena. Eloqüência da simples despedida: “Adeus! que trabalhar vou para todos!…” (Esse adeus estremece a minha vida.) Do ouro incansável Por ódio, cobiça, inveja, vai sendo o inferno traçado. Os reis querem seus tributos, – mas não se encontram vassalos. Mil bateias vão rodando, mil bateias sem cansaço. Mil galerias desabam; mil homens ficam sepultos; mil

Como Enfrentar Uma Crise - Rick Warren

Existe uma história engraçada sobre uma mulher que ganhou uma enorme fortuna na loteria.  Depois de receber a boa notícia, ela ligou para casa e falou com o seu namorado residente, dizendo-lhe:  “Acabei de ganhar na loteria! Pode começar a fazer as malas!”  Seu namorado respondeu:  “Isso é fantástico!  Devo fazer as malas com roupas para clima frio ou quente?”  Ela respondeu, sem nenhuma emoção:  “Tanto faz, contanto que você já esteja longe quando eu voltar para casa!”  O homem entrou em crise!  E é assim que muitas crises acontecem – de forma totalmente inesperada, encontrando-nos completamente despreparados para lidar com elas.  Gostemos ou não, crises inesperadas fazem parte da vida.  Neste exato momento você se encontra em uma destas três fases:  Ou você acabou de sair de uma crise, ou a está vivendo agora ou ainda está indo de encontro a uma delas.  Existe uma história fascinante sobre o naufrágio de um navio no Novo Testamento da Bíblia (Atos 27), da qual podemos extra

Afinal, qual é a sua?

Você não responderá satisfatoriamente esta pergunta - "Afinal, qual é a sua?" - enquanto não tiver claro o seu desígnio.  Seu desígnio, seu destino: aquilo para o qual você foi designado, algo que tem tudo a ver com missão e propósito.   Ou seja: é vital identificar aquele algo único que fará de você surpreendentemente eficaz e, ao mesmo tempo, confortável, permanentemente energizado, acumulando resultados extraordinários e inspirando pessoas. Você não decide seu desígnio; você o descobre! O que o atrai? o que desperta sua energia? o que compadece você: por quem ou por que você chora? em qual o lugar sua ação faz sentido? Reserve tempo para essa reflexão. Quanto tempo perdemos como formigas: incansáveis, mas sem rumo. Quanta energia gasta. Quanto caminho que dá em nada. Quanto a mim, tenho meditado sobre isso cotidianamente e criei o hábito de pedir a Deus sabedoria, pois sei que Ele a concederá liberalmente.