Pular para o conteúdo principal

Não subestime os erros cognitivos


Quadro de Erros Cognitivos

Erros cognitivos
DescriçãoExemplos
Enfrentamento
Pensamento tudo ou nadaVocê ve as coisas em duas categorias apenas quando na verdade existe o meio termo entre um extremo e outroOu faço a dieta rigorosamente ou é o mesmo que não fazerCometer um erro não é a mesma coisa que falhar totalmente
Passagem direta para as conclusõesVocê tem certeza de que há um padrão global de aspectos negativos baseado em um único incidenteJá que não emagreci esta semana, tentar ser magro é impossívelAs pessoas não emagrecem todas as semanas, mesmo que sua alimentação seja exatamente a mesma.
Adivinhação negativa do futuroVocê prevê o futuro de forma negativa, sem considerar outros resultados possíveisEu não vou resistir aso doces na festaNinguém vai me forçar a comer. Tenho que me preparar com antecedência e usar as habilidades que aprendi.
Adivinhação positiva do futuroVocê prevê o futuro muito positivamente, sem considerar outros resultados possíveisSerei capaz de comer apenas uma bolacha, ficar satisfeito e parar.Meu passado me mostra que sempre quero mais.
Descontando o positivoVocê irracionalmente desconta suas atitudes ou qualidades positivasEmagrecer apenas alguns gramas não adianta. Eu só vou merecer me elogiar depois de alcançar minha meta final.Eu mereço elogios por todas as atitudes positivas que tiver.
Raciocínio com base emocionalVocê acredita que seus pensamentos são verdadeiros porque os sente verdadeiros, mesmo que haja evidências qe os contrariem.Já que me sinto sem esperança de emagrecer, a realidade é que não vou conseguir mesmo.De vez em quando, todos se sentem desanimados. Isso é normal. Eu só não vou conseguir emagrecer se parar de fazer este programa.
RotulaçãoVocê atribui traços indesejáveis a si mesmo (e às outras pessoas) sem levar em consideração a pessoa como um todo.Eu sou ruim por ter me empanturrado hoje.É obvio que eu não sou ruim. Eu apenas me engajei em alguns comportamentos alimentares prejudiciais.
Leitura da menteVocê tem certeza de que sabe o que as outras pessoas estão pensando mesmo na ausência de evidências suficientes.Todo mundo vai pensar negativamente a meu respeito se eu comer diferente.É provável que algumas pessoas fiquem satisfeitas por eu estar emagrecendo, outras não irão notar ou não se importarão com o que estou comendo.
Pensamentos enganososVocê diz a si mesmo coisas que em outras situações nem você mesmo acreditaria.Comer em pé não conta.Calorias são calorias, não importa de que maneira as consuma.
Regras disfuncionaisVocê estabelece o que você ou os outros devem fazer sem levar as circunstâncias em consideração.Eu não posso desperdiçar comida.É melhor desperdiçar a comida no lixo do que em meu corpo.
IrrelevânciaVocê une duas idéias sem relação entre si.Comer agora está certo porque estou muito estressada.Comer por motivos emocionais não está certo. Preciso tolerar meu sofrimento ou resolver o problema.
CatastrofizaçãoVocê faz uma afirmação drástica baseada em pequena quantidade de dados.Sou uma pessoa totalmente fora de controle (na minha alimentação).Comi algo que não estava planejado , mas posso recomeçar a dieta neste momento.

Fonte: http://con50.blogspot.com.br/2009/07/quadro-de-erros-cognitivos-erros.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Romanceiro de Inconfidência: 12 trechos por Bianca Peter

Fala inicial Ó meio-dia confuso, ó vinte-e-um de abril sinistro, que intrigas de ouro e de sonho houve em tua formação? Quem ordena, julga e pune? Quem é culpado e inocente? Na mesma cova do tempo cai o castigo e o perdão. Morre a tinta das sentenças e o sangue dos enforcados… – liras, espadas e cruzes pura cinza agora são. Na mesma cova, as palavras, o secreto pensamento, as coroas e os machados, mentira e verdade estão. Cenário O passado não abre a sua porta e não pode entender a nossa pena. Mas, nos campos sem fim que o sonho corta, vejo uma forma no ar subir serena: vaga forma, do tempo desprendida. É a mão do Alferes, que de longe acena. Eloqüência da simples despedida: “Adeus! que trabalhar vou para todos!…” (Esse adeus estremece a minha vida.) Do ouro incansável Por ódio, cobiça, inveja, vai sendo o inferno traçado. Os reis querem seus tributos, – mas não se encontram vassalos. Mil bateias vão rodando, mil bateias sem cansaço. Mil galerias desabam; mil homens ficam sepultos; mil

Como Enfrentar Uma Crise - Rick Warren

Existe uma história engraçada sobre uma mulher que ganhou uma enorme fortuna na loteria.  Depois de receber a boa notícia, ela ligou para casa e falou com o seu namorado residente, dizendo-lhe:  “Acabei de ganhar na loteria! Pode começar a fazer as malas!”  Seu namorado respondeu:  “Isso é fantástico!  Devo fazer as malas com roupas para clima frio ou quente?”  Ela respondeu, sem nenhuma emoção:  “Tanto faz, contanto que você já esteja longe quando eu voltar para casa!”  O homem entrou em crise!  E é assim que muitas crises acontecem – de forma totalmente inesperada, encontrando-nos completamente despreparados para lidar com elas.  Gostemos ou não, crises inesperadas fazem parte da vida.  Neste exato momento você se encontra em uma destas três fases:  Ou você acabou de sair de uma crise, ou a está vivendo agora ou ainda está indo de encontro a uma delas.  Existe uma história fascinante sobre o naufrágio de um navio no Novo Testamento da Bíblia (Atos 27), da qual podemos extra

Afinal, qual é a sua?

Você não responderá satisfatoriamente esta pergunta - "Afinal, qual é a sua?" - enquanto não tiver claro o seu desígnio.  Seu desígnio, seu destino: aquilo para o qual você foi designado, algo que tem tudo a ver com missão e propósito.   Ou seja: é vital identificar aquele algo único que fará de você surpreendentemente eficaz e, ao mesmo tempo, confortável, permanentemente energizado, acumulando resultados extraordinários e inspirando pessoas. Você não decide seu desígnio; você o descobre! O que o atrai? o que desperta sua energia? o que compadece você: por quem ou por que você chora? em qual o lugar sua ação faz sentido? Reserve tempo para essa reflexão. Quanto tempo perdemos como formigas: incansáveis, mas sem rumo. Quanta energia gasta. Quanto caminho que dá em nada. Quanto a mim, tenho meditado sobre isso cotidianamente e criei o hábito de pedir a Deus sabedoria, pois sei que Ele a concederá liberalmente.